«Obra Completa do Padre António Vieira» no Vaticano

4 de março de 2015
10h, Audiência de Oferta
18h30, Sessão de Apresentação no Instituto Português de Santo António de Roma
 


«António Nóvoa, Reitor Emérito da Universidade de Lisboa, acompanhado de António Cruz Serra, atual Reitor da Universidade de Lisboa, liderará a comitiva que, a convite do Vaticano, irá no dia 4 de março de 2015, oferecer a Obra Completa do Padre António Vieira, editada pelo Círculo de Leitores, ao Papa Francisco. Integrarão a comitiva membros do Conselho de Administração e da Direção Editorial do Círculo de Leitores, assim como membros da comissão coordenadora do projeto Vieira Global.
Além do magno valor desta imensa publicação já considerada um feito histórico no quadro da história da edição em Portugal  pois é a primeira vez que se publicou uma obra de tão grande dimensão, complexidade e qualidade em tão poucos anos preparada por uma equipa luso-brasileira , assume outro significado a oferta em audiência pública dos 30 volumes deste projeto ao Papa Francisco. Com efeito, os especialistas encontram um grande paralelismo no carácter, nas atitudes, na frontalidade, nos diagnósticos e nas propostas do Papa Francisco, formado na Companhia de Jesus, e os do jesuíta António Vieira.

Para além da oferta em audiência da Obra ao Papa, nesse mesmo dia 4 de março, pelas 18h30, será apresentada no Instituto Português de Santo António de Roma, onde Vieira pregou importantes sermões, a Obra Completa do Padre António Vieira por Dom Carlos Moreira Azevedo.»

Sem comentários: